Tuesday, September 25, 2007

O Seminário “As Linguagens do Teatro Infantil” dias 17 e 18 de outubro no MISC

O Seminário “As Linguagens do Teatro Infantil” integra a programação da Mostra Internacional de Teatro Infantil e é fruto da parceria entre os grupos da América do Sul.
O objetivo é estimular o debate sobre a relação entre a pesquisa teatral e suas variações de linguagem e a demanda do teatro infantil na América do Sul, subsidiando a formulação de diretrizes prioritárias para as ações governamentais direcionadas ao teatro infantil.



Temas e convidados:


1- A PESQUISA TEATRAL E SUAS VARIAÇÕES DE LINGUAGEM

Dia: 17 de Outubro
Horário: 19h às 22h
Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - Lázaro Papazian Chau / End: rua Voluntário da Pátria s/n.° esquina com a 7 de setembro / 65 - 3025-3209/3025-4109

Convidados:

Mediadora: Juliana Capilé
Atriz, dramaturga e diretora, integra a Cia Pessoal de Teatro. É formada em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto - MG. / Mato Grosso

Justino Astrevo – Integrante da Dupla Nico e Lau. Ator e diretor, escreveu e dirigiu 20 espetáculos que obtiveram premiações de pesquisa e direção nos principais festivais Nacionais de teatro. Ex-secretario municipal de Cultura de Cuiabá. Formado em Letras na UFMT e tem Pós-graduação em Planejamento e Gestão Cultural pela UNIC./ Mato Grosso.

Juan Rodriguez – Integra a companhia Paralamanos, ator, diretor, músico e bonequeiro. Formado em Belas Artes pelo Instituto Tomas Cabrera de Salta, estudou música na Escola Superior de Música “José lo Giúdice” e literatura na Universidade Nacional de Salta – UNSa. Argentina. / Bolívia.


Marcos Moura – Integra a companhia de animação Arte e Riso, ator, diretor, bonequeiro, arte - educador e autodidata/ Mato Grosso do Sul.

Sandro Lucose – Ator e diretor artístico da Cia. Teatro Mosaico. Formado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de janeiro - Uni Rio e Mestrando em Estudos Culturais pela UFMT. Trabalha com encenação em espaços não convencionais buscando uma linguagem teatral que tem como referências elementos da cultura popular brasileira./ Mato Grosso.

Carlos Ferreira – Ator e Diretor Teatral, arte-educador, professor de arte da rede pública de ensino, pós-graduaço em Metodologia do Ensino, Dança e Planejamento e Gestão Cultural, Coordenador de Intercâmbio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

Júlio Carcará - Começou a trabalhar com artes em 1978. Desde então tem realizado diversos cursos, oficinas, workshops, intercâmbios e vivências em diversas áreas , principalmente em Artes Cênicas, com vários grupos e profissionais do País. Atualmente preside e coordena a Associação Sócio Cultural e Ambientalista Leite de Pedras – Laboratório Cênico, entidade fundada baseada nas experiências do projeto homônimo./ Mato Grosso



2 – A DEMANDA DO TEATRO INFANTIL NA AMÉRICA DO SUL
Dia: 18 de Outubro
Horário: 19h às 22h
Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - Lázaro Papazian Chau / End: rua Voluntário da Pátria s/n.° esquina com a 7 de setembro / 65 - 3025-3209/3025-4109


Convidados:

Mediadora: Juliana Notari
Juliana Notari, atriz, bonequeira, produtora, arte-educadora e integrante da companhia Duo Anfíbio. Formada em Educação Artística com licenciatura em Artes Cênicas no Instituto de Artes da Unesp. Pesquisadora do teatro infantil, do teatro de animação e da contação de histórias. É professora do curso de arte para crianças na ABRA - Academia Brasileira de Arte./ São Paulo.

Emmanuel Mayer – Acadêmico de Artes Visuais pela UFMS, Ator do grupo Teatral Grupo de Risco, Arte Riso Companhia de Animação e do Núcleo de Improvisadores Teatro do Imprevisto, pesquisador de diversas linguagens teatrais, além de percussionista do Grupo Bojo Malê e Suplente da Federação Sul-Matogrossense de Teatro./ Mato Grosso do Sul.

Celso Gayoso – ator e jornalista da Cia. teatro Mosaico. Formado em Comunicação pela UFMT e Mestrando em Estudos Culturais pela UFMT. Atualmente desenvolve uma pesquisa de mestrado acerca da produção Cênica da Cia. Teatro Mosaico./ Mato Grosso.

Adriana Sobrero – Graduada pela EMAT e pela Escola Nacional de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón em artes plásticas. Tem vários cursos de interpretação de bonecos, bonecos de sombras, dramaturgia, clown e atuação. Trabalhou como bonequeira e realizadora em vários espetáculos. E docente da cátedra “Plástica e Realizadora do I e II” “Seminario de Experimentación plástica para la puesta en escena” da Escola Municipal de Atores bonequeiros de Avellaneda. Foi convidada pelo Instituto internacional de La Marioneta de Charleville Mezieres, Francia, para realizar o Seminário de Investigação para profissionais./ Argentina.

Tatiana Horevicht - Integra a Cia Pessoal de Teatro, atriz, diretora e preparadora corporal. Formada em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG / Mato Grosso.

Francisco Barrios – Integra o grupo de títeres Paralamanos, ator, diretor, bonequeiro e músico, tem formação acadêmica em turismo, música e teatro। Estudo na Escola Nacional de Música Simeón Roncal e professor da Escola de Arte Livre do Colégio Sagrado Coração।/ Bolívia
Faça sua inscrição no MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá ou pelo e-mail contato@mostrainfantil.com.br
Encaminhar os dados:
Nome completo:
e-mail:
Telefone:
Atividade profissional:

No comments:


About Me

O ateliê "Divina Arte" trabalha com artesanato, especialmente a "Arte Religiosa" com confecção artesanal de oratórios, mandalas e quadros do Divino Espírito Santo, arte no fuxico, bonecos feitos de pano a mão, além de lembrancinhas para aniversários, 1ª comunhão, bebês, entre outros. Contato (65)